Como ter o melhor atendimento ao público
Um bom atendimento ao público não depende somente de planejar, de se comunicar adequadamente com seu público, ser honesto ou tratar bem os clientes e usuários.
Essas atitudes fazem parte de um escopo básico para surpreender o seu público, mas não são um diferencial, apenas uma obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso. Então como é possível se tornar um referência de bom atendimento?
Pensando nisso, reunimos aqui 5 dicas infalíveis para melhorar o atendimento ao seu público, de maneira a atrair cada vez mais usuários para a sua empresa!
Entenda as dores do seu público
É importante não só conhecer o seu público-alvo e suas preferências, mas entender seus comportamentos, expectativas e, mais importante, como a sua solução pode ajudar e facilitar na vida deles como um todo.
Fique de olho nos “sintomas” e naquilo que deixa seu público descontente, criando estratégias que possam minar diretamente esse diagnóstico.
Quando se trata de um problema pós atendimento, a dica é: ouça e ouça muito! Garantir que a empresa entende o problema do cliente traz, inconscientemente, uma calma e um alívio do usuário diante de uma postura mais aberta e com maior aproximação.
Outra dica é se colocar no lugar do cliente: Quais seriam a suas dores e como você gostaria de resolvê-las? Pode ser meio óbvio, mas muitas vezes só percebemos o quanto é importante se preocupar com o atendimento ao cliente, quando somos o cliente.
Então lembre-se: A empatia é o que transforma uma simples escolha em uma fidelização e preferência de um cliente ou usuário.
Invista em políticas de Atendimento
Quando se adota uma política de atendimento ao público bem estruturada na empresa, o risco de causar frustração e desentendimentos aos usuários é menor.
Se as ações que serão tomadas pela empresa estão confusas ou contraditórias, isso passa uma sensação de insegurança e descaso. Por isso, utilizar regras e padrões bem estabelecidos, além de decisões tomadas a partir de processos, garantem um atendimento mais estruturado, seguindo os princípios da empresa.
Sabe qual é o resultado de se utilizar uma política de atendimento? Melhoria na imagem da empresa, satisfação do usuário, redução de custos e lucratividade. Certifique-se de aplicar essa dica!
De fato, ninguém quer fazer parte de uma empresa que está no alvo de usuários reclamões a todo momento, mas é preciso saber lidar com eles. Nada é pior do que uma pessoa contando ou compartilhando em redes sociais sobre suas experiência ruins.
Aqui a dica é investir em um filosofia de serviço e tratar bem a situação problema, pois é uma ótima oportunidade de mostrar a qualidade do atendimento e seriedade. Assim, todo o mal entendido passará a ser interpretado pelo público como uma exceção.
Utilize uma comunicação S.C.O.T.
Sua comunicação deve ser baseada em 4 pilares: Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência.
No momento do atendimento é fundamental expor as informações de forma clara e direta. Além disso, perceber se a informação foi transmitida de forma que não confunda os usuários.
Fique atento: falar mais nem sempre significa passar mais informação. Ninguém espera buscar ajuda com alguém cheio de dúvidas e incertezas. Nem sempre temos a resposta, mas enrolar ou inventar uma solução não é viável.
É importante, caso seja necessário, pedir um tempo para retornar depois com a resposta. O atendimento é o reflexo de sua empresa e sem segurança na mensagem passada, a imagem da sua equipe será prejudicada.
Desenvolva um Marketing de relacionamento
Manter um relacionamento positivo com o cliente a longo prazo: Isso vai muito além de oferecer apenas um bom atendimento ao público, é preciso ter um plus de vantagens para transformar as pessoas em fãs da sua empresa.
Estratégias em marketing digital podem ser grandes aliadas para ficar ainda mais próximo da sua audiência, seja para conquistar um novo cliente ou fidelizar os antigos.
Invista em marketing na sua empresa e, como consequência, você irá conhecer o seu consumidor. Só assim você vai conseguir atender de forma personalizada e ir muito além de apenas uma venda.
Ultrapasse expectativas! Essa próxima dica vai trazer um diferencial que fará sua empresa estar a um passo de ser referência em atendimento:
Invista em tecnologia a favor do usuário
Use sistemas de gestão de filas, autoatendimento, atendimento online, mobile, entre outros. Essas tecnologias já estão disponíveis e já são preferência entre os usuários.
Como exemplo, de acordo com a Croma Marketing Solutions, 60,4% dos brasileiros pretendem realizar suas compras com tecnologias de autoatendimento nos próximos três anos.
Além disso, o estudo também divulgou que para mais de 50% dos entrevistados, as tecnologias mais úteis serão: aplicativos (58%), autoatendimento (56%), novos meios de pagamento (57%) e visualização 3D (44%).
Dessa maneira, o retorno será seu e do seu público! Quer saber como alcançar esse Status? Entenda como a Visual Sistemas pode te ajudar a otimizar seu atendimento!
A Visual Sistemas e o Atendimento ao Público
A Visual tem expertise em soluções tecnológicas focadas em melhorar e facilitar a vida do seu usuário. É possível desenvolver soluções personalizadas e de grande desempenho para atender as demandas do seu setor.
Através do SIGA – Sistema de Gestão de Atendimento, é possível gerir todo o processo de atendimento ao cliente, desde a origem da necessidade de um serviço até conclusão do atendimento e avaliação da satisfação do usuário.
Já os Terminais de autoatendimento são desenvolvidos para atender as mais variadas aplicações, visando garantir a máxima comodidade e rapidez no atendimento ao seu público.
O que está esperando para solicitar o melhor da tecnologia em atendimento? Entre em contato com a nossa equipe e veja o melhor da tecnologia para a sua empresa, solicite um orçamento!
Fonte: Lauro Jardim – O Globo